Os brasileiros são apaixonados por cachorros e isso não é novidade. Segundo dados do IBGE, o Brasil tem cerca de 55 milhões de cães domésticos, o que representa a segunda maior população canina do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. Mas quais são as raças de cachorro mais populares no Brasil? Quais são as características e as necessidades desses pets tão amados?
Neste artigo, vamos te mostrar as 10 raças de cachorro mais populares no Brasil, segundo o ranking da Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC), que registra os cães de raça definida no país. Você vai conhecer um pouco mais sobre a origem, o temperamento, a aparência e os cuidados de cada uma dessas raças. Confira!
- Pomerânia (Spitz Alemão)
A raça Pomerânia, também conhecida como Spitz Alemão, é uma das mais populares no Brasil. Esses cães de porte muito pequeno se destacam pela sua pelagem abundante e fofa, que pode ter diversas cores. Eles são cães inteligentes, afetuosos e muito apegados aos seus donos.
Os Pomerânias precisam de cuidados diários com a escovação da pelagem e com a alimentação, que deve ser de alta qualidade e adequada ao seu tamanho e metabolismo. Eles também são sensíveis a ossos e articulações, por isso devem evitar saltos e quedas.
- Bulldog Francês
O Bulldog Francês é outra raça muito popular no Brasil. Esses cães de porte médio se caracterizam pela sua cabeça grande e achatada, pelo focinho curto e pelas orelhas pontudas. Eles são cães divertidos, inteligentes, amigáveis e muito carismáticos.
Os Bulldogs Franceses são cães braquicefálicos, ou seja, têm o focinho curto e achatado. Isso pode causar alguns problemas respiratórios, especialmente em dias quentes ou úmidos. Por isso, eles devem evitar exercícios físicos intensos e exposição ao sol. Eles também precisam de uma alimentação balanceada e palatável, pois podem ser exigentes com a comida.
- Shih Tzu
O Shih Tzu é um cão de origem chinesa que conquistou o coração dos brasileiros. Esses cães de porte pequeno têm uma pelagem longa e sedosa, que pode ser de várias cores. Eles são cães calmos, dóceis, independentes e muito companheiros.
Os Shih Tzus necessitam de cuidados diários com a pelagem, que deve ser escovada e aparada regularmente. Eles também tendem a ganhar peso facilmente, por isso devem ter uma alimentação controlada e fazer exercícios moderados. Além disso, eles podem ter problemas dentários e urinários, que devem ser prevenidos com visitas ao veterinário.
- Rottweiler
O Rottweiler é uma raça de origem alemã que se destaca pela sua força e robustez. Esses cães de porte grande têm uma pelagem curta e preta com manchas marrons. Eles são cães leais, corajosos, protetores e muito inteligentes.
- Labrador Retriever
O Labrador Retriever é uma raça de origem britânica que se tornou uma das mais comuns no Brasil. Esses cães de porte grande têm uma pelagem curta e densa, que pode ser preta, chocolate ou amarela. Eles são cães muito inteligentes, fiéis, amigáveis e brincalhões.
Os Labradores são cães que adoram água e atividades físicas. Por isso, eles precisam de espaço e exercícios regulares para gastar sua energia e evitar o sobrepeso. Eles também precisam de uma alimentação balanceada e nutritiva, que atenda às suas necessidades específicas.
- Pug
O Pug é uma raça de origem chinesa que ganhou popularidade na Inglaterra há alguns séculos. Esses cães de porte pequeno se caracterizam pela sua cabeça grande e achatada, pelo focinho curto e pelas orelhas pontudas. Eles são cães divertidos, inteligentes, amigáveis e muito carismáticos.
Os Pugs são cães braquicefálicos, ou seja, têm o focinho curto e achatado. Isso pode causar alguns problemas respiratórios, especialmente em dias quentes ou úmidos. Por isso, eles devem evitar exercícios físicos intensos e exposição ao sol. Eles também precisam de uma alimentação balanceada e palatável, pois podem ser exigentes com a comida.
- Yorkshire Terrier
O Yorkshire Terrier é uma raça de origem britânica que se tornou uma das mais populares entre quem mora em apartamento. Esses cães de porte muito pequeno têm uma pelagem longa e sedosa, que pode ser preta e dourada ou azul-aço e dourada. Eles são cães alegres, corajosos, curiosos e muito companheiros.
Os Yorkshires precisam de cuidados diários com a pelagem, que deve ser escovada e aparada regularmente. Eles também precisam de uma alimentação de qualidade e adequada ao seu tamanho e metabolismo. Eles são cães que se adaptam bem a espaços pequenos, mas que também gostam de passear e brincar.
- Lhasa Apso
O Lhasa Apso é uma raça de origem tibetana que se tornou uma das mais populares no Brasil. Esses cães de porte pequeno têm uma pelagem longa e abundante, que pode ter diversas cores. Eles são cães independentes, leais, alertas e muito protetores.
Os Lhasas Apsos precisam de cuidados diários com a pelagem, que deve ser escovada e aparada regularmente. Eles também precisam de uma alimentação balanceada e nutritiva, que atenda às suas necessidades específicas. Eles são cães que se adaptam bem a espaços pequenos, mas que também gostam de passear e brincar.
- Maltês
O Maltês é uma raça de origem mediterrânea que se tornou uma das mais populares no Brasil. Esses cães de porte pequeno têm uma pelagem longa e branca, que pode ter algumas manchas amareladas. Eles são cães doces, afetuosos, inteligentes e muito companheiros.
- Golden Retriever
O Golden Retriever é uma raça de origem britânica que se tornou uma das mais populares no Brasil. Esses cães de porte grande têm uma pelagem longa e dourada, que pode variar do claro ao escuro. Eles são cães muito inteligentes, dóceis, brincalhões e muito amigos.
Os Golden Retrievers são cães que adoram água e atividades físicas. Por isso, eles precisam de espaço e exercícios regulares para gastar sua energia e evitar o sobrepeso. Eles também precisam de uma alimentação balanceada e nutritiva, que atenda às suas necessidades específicas.
- Border Collie
O Border Collie é uma raça de origem britânica que se tornou uma das mais populares no Brasil. Esses cães de porte médio têm uma pelagem longa ou média, que pode ser preta e branca, marrom e branca ou tricolor. Eles são cães muito inteligentes, ágeis, obedientes e muito trabalhadores.
Os Border Collies são cães que foram criados para pastorear ovelhas e outros animais. Por isso, eles têm um instinto natural de correr e perseguir. Eles precisam de muito espaço e exercícios físicos e mentais para gastar sua energia e evitar o estresse. Eles também precisam de uma alimentação balanceada e nutritiva, que atenda às suas necessidades específicas.
- Schnauzer
O Schnauzer é uma raça de origem alemã que se tornou uma das mais populares no Brasil. Esses cães podem ser de porte miniatura, médio ou gigante, mas todos têm uma pelagem dura e áspera, que pode ser preta, sal e pimenta ou prata. Eles se caracterizam pelo seu bigode e sobrancelhas longas. Eles são cães leais, corajosos, alertas e muito companheiros.
Os Schnauzers precisam de cuidados diários com a pelagem, que deve ser escovada e aparada regularmente. Eles também precisam de uma alimentação balanceada e nutritiva, que atenda às suas necessidades específicas. Eles são cães que se adaptam bem a espaços pequenos ou grandes, mas que também gostam de passear e brincar.
- Vira-lata
O Vira-lata é o cachorro mais popular do Brasil. Ele não pertence a uma raça específica, mas sim a uma mistura de várias raças. Ele pode ter diferentes tamanhos, cores, pelagens e características físicas. Ele é o resultado da reprodução sem controle dos cães domésticos.
Os Vira-latas são cães muito resistentes, adaptáveis e carinhosos. Eles podem ter diferentes personalidades e necessidades, dependendo da sua origem genética. Eles precisam de cuidados básicos com a saúde, a higiene e a alimentação, assim como qualquer outro cachorro. Eles são cães que merecem todo o amor e o respeito dos humanos.
Essas são as 10 raças de cachorro mais populares no Brasil, segundo o ranking da CBKC. Você conhecia todas elas? Qual delas é a sua preferida? Conte para nós nos comentários!
Gostou do artigo? Então compartilhe com seus amigos nas redes sociais e deixe seu comentário abaixo!
Comentários
Postar um comentário